quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Charges do dia.



Animais em Extinção.

Peixe-boi.



Apesar da cara de poucos amigos, ele é um animal bastante dócil que se alimenta apenas de vegetais (é um herbívoro). Habita os rios, estuários e o mar nas regiões intertropicais, ou seja, habita o ambiente com água salgada ou água doce.

No Brasil, existem duas espécies: o peixe-boi marinho e o peixe-boi amazônico. Sobretudo por causa da caça indiscriminada, o peixe-boi marinho é hoje o mamífero aquático MAIS ameaçado de extinção no Brasil.




No Brasil, o peixe-boi-marinho habitava do Espírito Santo ao Amapá, porém devido à caça, desapareceu da costa do Espírito Santo, Bahia e Sergipe.

O peixe-boi amazônico só existe na bacia do rio Amazonas, no Brasil, e no rio Orinoco, no Peru e vive apenas em água doce

Todas as espécies encontram-se ameaçadas de extinção e estão protegidas por leis ambientais em diversas partes do mundo. No Brasil, o peixe-boi é protegido por lei desde 1967 e a caça e a comercialização de produtos derivados do peixe-boi é crime.

ATENÇÃO!

Saiba +

Mata Atlântica.


 A Mata Atlântica é uma formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea brasileira. Ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadrados. É uma das mais importantes florestas tropicais do mundo, apresentando uma rica biodiversidade.




A Mata Atlântica encontra-se, infelizmente, em processo de extinção. Isto ocorre desde a chegada dos portugueses ao Brasil (1500), quando iniciou-se a extração do pau-brasil, importante árvore da Mata Atlântica. Atualmente, a especulação imobiliária, o corte ilegal de árvores e a poluição ambiental são os principais fatores responsáveis pela extinção desta mata.

 * A Mata Atlântica é a segunda maior floresta brasileira, em extensão.



.:. Veja como era a Mata Atlântica em 1500 quando os portugueses chegaram ao Brasil, e compare-a com sua extensão no ano de 2005. Observe que esse bioma sofre com ação do homem, que promove o corte ilegal dessa região.


quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Charges do dia.



Saiba +

Floresta Amazônica.



Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, espalhada por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".[É o maior bioma do mundo.]
A Amazônia é um tesouro inestimável que precisa ser preservado a todo custo. Além de ser a maior floresta do mundo, com a maior concentração de água doce e ter a maior biodiversidade do planeta, a floresta Amazônica é uma fonte de vida, um dos poucos lugares no planeta terra onde a natureza ainda exerce toda a sua força magnífica.




É difícil de explicar em palavras o que todo visitante sente ao conhecer pela primeira vez a Amazônia: um poder jamais imaginado, magnetismo, força, emoção, respeito, grandiosidade, vida e paz.




LOCALIZAÇÃO DO BIOMA AMAZÔNICO NO BRASIL:

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Charges do dia.



Animais em Extinção.

Onça-pintada.

A onça-pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas; seu corpo é robusto e musculoso, seu tamanho varia entre 1.120 – 1.850mm (cabeça e corpo) e altura entre 450 – 750mm, sua cauda tem cerca de 57,5cm e o peso varia entre 60 – 90kg.

A onça pintada possui uma coloração que vai do amarelo bem claro a amarelo acastanhado, seu corpo é revestido por pintas negras que podem formar rosetas grandes, médias ou pequenas. Ela é atualmente encontrada das planícies costeiras do México até o norte da Argentina. Habita áreas de vegetação densa, abundância de água e alimentação; áreas tropicais e subtropicais, cerrado, caatinga e pantretal.
São animais de hábitos solitários e terrestres, urinam com grande freqüência para demarcar território. Sua atividade pode ser tanto diurna quanto noturna; são grandes saltadoras e nadadoras atravessando rios com 1km de largura. Sua dieta é de uma grande variedade de mamíferos de médio e grande porte, aves e répteis.

A gestação de uma onça dura 90 – 110 dias podendo nascer de 01 a 04 filhotes, os filhotes nascem com os olhos fechados que se abrem por volta do 13º e alcançam a maturidade sexual entre 2 –4 anos. A onça tem perdido território por causa da modificação de seu habitat, a caça por conta dos pecuaristas, criadores em defesa dos seus animais.

Se nenhuma providência for tomada pelas autoridades, seja ela, por exemplo o IBAMA, sem dúvida corremos o risco de termos esta espécie de felinos extinta de nosso território.

.:. Mais um animal que é vítima das atitudes do Homem.
ATENÇÃO!

Mundo Animal.

Vira-lata passa por terapia com células-tronco.

 Aos dois anos de idade, um vira-lata de pelo preto felpudo (daí seu nome) brincalhão e irriquieto. Por isso, sua dona, a corretora imobiliária Patrícia Barbosa, de 29 anos, estranhou ao vê-lo sem apetite e recolhido aos cantos.

Exames feitos no fim do ano passado revelaram uma aplasia medular, ou “doença do carrapato”, condição gerada por um parasita que interrompe a produção de células sanguíneas pela medula óssea. Seis meses de tratamentos e transfusões de sangue depois, o futuro não era promissor para o pequeno vira-lata. Foi quando sua veterinária soube que o hospital veterinário Sena Madureira iniciaria os testes com células-tronco. “Não tinha mais para onde correr.

Se não fosse por isso, ele não estaria mais aqui”, diz Patrícia. Hoje, é possível esbarrar com o vira-lata ao lado da dona em suas camas pelas ruas de Itapecerica da Serra.


O vira-lata foi o primeiro paciente de uma terapia inédita no país.

Extraído de:
<< http://meusviralatas.blogspot.com/2010/12/paciente-zero-o-vira-lata-nego-foi-o.html >>
.:. Viva as células-tronco e o desenvolvimento de novos tratamentos com boa tecnologia empregada. Issa aí.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Charges do dia.



"Ecocídio".

Degradação de florestas na Amazônia cresce 256%.


Um monitoramento da ONG Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia - Imazon - mostra que houve um aumento de 256% na degradação de florestas na Amazônia Legal entre agosto e novembro de 2010, comparado ao mesmo período de 2009.
 
Segundo o levantamento da ONG divulgado na última semana, foram 2.805 km² de degradação (quando há degeneração do ambiente, porém, sem haver corte raso ou desmatamento total) nesses meses de 2010, contra 789 km² em 2009. Somente em novembro, as florestas degradadas somaram 188 km² ¿ no mesmo mês do ano anterior, o número foi de 29 km² (crescimento de 548%). A maior parte da degradação foi registrada no Pará (com 51%).
 
Em novembro de 2010, o desmatamento detectado pelo SAD (satélite do Imazon) comprometeu 4 milhões de toneladas de CO2 equivalente, o que representa uma queda de 21% em relação a novembro de 2009. No acumulado do período (agosto ¿ novembro 2010) o desmatamento comprometeu 36 milhões de toneladas de C02 equivalentes. Esse índice representa uma redução de 23% em relação ao período anterior (agosto de 2009 a novembro de 2009) quando o carbono florestal afetado pelo desmatamento foi de cerca de 47 milhões de toneladas de C02 equivalente.

Extraído de :

<< http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4861371-EI299,00-Degradacao+de+florestas+na+Amazonia+cresce.html >>

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Charges do dia.



"Ecocídio"

Exército americano mutila e tortura animais todos os anos em treinamentos militares.

Todo ano, o Ministério da Defesa dos EUA (DOD) conduz exercícios de treinamento sobre traumas e acidentes químicos usando animais como substitutos de soldados feridos. Oficiais médicos de instalações militares em todo o país ferem gravemente milhares de animais vivos antes de matá-los.


Nos treinamentos que abordam traumas, porcos levam tiros, são esfaqueados e têm fogo ateado aos seus corpos. Bodes vivos têm suas pernas quebradas e amputadas. Durante os treinos focados em acidentes químicos, macacos vivos são envenenados com substâncias pesadas. Estes animais ainda sofrem terrivelmente no transporte ao local de testes.


O DOD está colocando soldados em risco ao usar animais para estes experimentos. As anatomias e fisiologias de porcos, bodes e macacos são totalmente diferentes das humanas. Além do mais, os animais respondem de forma diferente a tratamentos em comparação com feridas humanas[...]
                                                     


Matéria extraída de :

<< http://www.animalenatureza.org.br/noticias_geral.php?id_materia=262 >>

.:. Mais uma vez maltratos com os animais. Agora eu te pergunto: Por quê usar os animais? Isso é uma tremenda sacanagem, deixem os animais quietos, poupem eles dessas atrocidades.

    PENSEM!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Charges do dia.


Mundo Animal.

Confira 10 seres vivos descobertos neste ano.



Macaco Sauá

A nova espécie de macaco sauá, Callicebus caquetensi, foi encontrada na Amazônia colombiana. Há 30 anos, cientistas já falavam desta possível nova espécie, mas a guerrilha do narcotráfico na região impedia que pesquisadores entrassem na florestas para investigar. A notícia ruim é que o macaquinho está muito ameaçado de extinção.

Formiga Marciana

A formiga da espécie Martialis Heureka é cega e descolorida, especialmente adaptada para viver embaixo da terra. Ela foi descoberta na sede da Embrapa Amazônia, a 28 km da cidade de Manaus. Faz parte de uma grande pesquisa para identificação de espécies amazônicas.

Sapo que não quer ser girino

Num esforço de cientistas para encontrar espécies desaparecidas de sapos e rãs – estes animais são muito sensíveis às mudanças ambientais – eles descobriram este sapo do gênero Rhinella também na Colômbia. Este animal, diferente de outros sapos, pula a fase de girino, bota os ovos na floresta e seus filhotes já nascem como pequenos sapos.



Lagosta cabeluda

A descoberta desta lagosta peluda foi anunciada este ano junto com mais 5 mil novas espécies, fruto de uma década de trabalho no projeto Censo Marinho.



Mais um Lêmure
Existem mais de 100 tipos de lêmures, e todos vivem nas selvas que ainda restam em Madagascar e estão ameaçados de extinção. Esta nova espécie, com faixas pretas na cabeça formando o desenho de um “Y” até as costas, foi anunciada recentemente pela ONG Conservation International.

Macaco de nariz arrebitado
Este primata foi encontrado nas florestas de Mianmar e chama atenção pelo formato de seu nariz. A população local diz que a chuva faz encher o canal nasal do macaco fazendo com que fique espirrando descontroladamente. Ambientalistas acreditam que restem apenas 300 exemplares de Rhinopithecus strykeri vivos.


Verme marinho

Este animal foi descoberto em mergulhos a mais de 3 mil metros de profundidade entre Indonésia e Filipinas. A espécie Teuthidodrilus samae tem muitos tentáculos e estruturas sensoriais na cabeça.






Novo Peixe

A espécie da família Lepiridae foi descoberta no sudeste do Oceano Pacífico, entre Peru e Chile por uma equipe de pesquisa odres britânicos e japoneses. O animal tem hábitos reclusos e prefere ficar escondido em pedras.



Matéria extraída de:
<< http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI196092-17770,00.html >>

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Animais em Extinção.

Arara-azul.

Situação:
Muitas espécies de araras encontram-se em processo de extinção, pois muitas pessoas buscam estes pássaros para servirem de animais domésticos;

Habitat:
Costumam habitar florestas em regiões tropicais do planeta. Aqui no Brasil, podemos encontrar espécies de araras no Pantanal, na Floresta Amazônica e na região da Mata Atlântica

Alimentação:
Alimementam-se, principalmente, de frutas, sementes, insetos e castanhas

.:. Mais uma vítima do Homem.
Animais silvestres vivem em florestas, e não dentro de casa.
Você gostaria que entrassem em sua casa, e te levassem para um ambiente totalmente desconhecido? Acho que não. Portanto, não façam isso com os animais silvestres.
ATENÇÃO!

Charges do dia.



Discussões sobre o Aquecimento Global.

ONU: desmatamento na Amazônia ameaça América Latina.


O crescimento desordenado das cidades e o desmatamento, especialmente na Amazônia brasileira, são os principais problemas ambientais da América Latina, onde a maioria das geleiras pode desaparecer em 20 anos, adverte o primeiro atlas ambiental da região, elaborado pela ONU e divulgado nesta segunda-feira no Panamá.
 
"A falta de planejamento e o crescimento urbano desproporcional são os principais problemas ambientais na América Latina", disse à AFP Graciela Metternicht, coordenadora do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) para a América Latina.

Segundo os especialistas, 8 em cada 10 latino-americanos moram em cidades, o que faz com que haja muitas construções em áreas vulneráveis aos efeitos climáticos, como chuvas, furacões e terremotos.
 
De acordo com este documento, sete países do Caribe estão entre os mais propensos do mundo a sofrer algum desastre natural, resultante do mau planejamento.

Além disso, segundo Metternicht, a superpopulação "provoca falta de serviços sanitários básicos, maus sistemas de transporte ou uma disposição inadequada dos dejetos que podem produzir efeitos secundários, como a contaminação atmosférica".
 
A Costa Rica apresenta uma taxa de crescimento populacional e de desmatamento do Vale Central que está entre "as mais altas do mundo" e em El Salvador, 95% das águas residuais "são lançadas sem tratamento" e 90% da água apresenta "altos níveis de contaminação química e biológica".


<< http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4842055-EI238,00-ONU+desmatamento+na+Amazonia+ameaca+America+Latina.html >>

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Discussões sobre o Aquecimento Global.

A Conferência do Clima da ONU, que terminou no sábado em Cancún (México) com um pacote de medidas aprovadas por 193 países, foi uma boa notícia para a luta contra o aquecimento global do planeta, mas os desafios continuam enormes.

"Este não é o fim, mas um novo começo. Não é tudo o que era preciso, mas representa as fundações essenciais sobre as quais podemos construir uma maior ambição coletiva", expressou a chefe da Convenção do Clima da ONU, a costarriquenha Christiana Figueres.

A Conferência de Cancún aprovou na madrugada de sábado um pacote de medidas contra as mudanças climáticas, em meio a aplausos dos mais de 190 negociadores, que conseguiram fechar um acordo após o fracasso da Conferência de Copenhague um ano antes.

"As negociações do clima saíram da unidade de terapia intensiva e colocaram o mundo mais perto do acordo global que não foi conquistado em Copenhague", afirmou a rede internacional de ONGs Oxfam.
Mas ainda resta muito a fazer para enfrentar os impactos do aquecimento global do planeta, reconhecem os negociadores, e advertem os ambientalistas que andavam às centenas pela Conferência.

"Cancún lança uma ordem clara para que sejam estimuladas as ações que a ciência e a opinião pública pedem. A sociedade civil não permitirá que países como Canadá, Estados Unidos e Japão se escondam, enquanto as ameaças das mudanças climáticas impactam cada vez mais os pobres em países vulneráveis", declarou à AFP Tim Gore, assessor do Clima de Oxfam.

<< http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4839911-EI238,00-Cancun+foi+boa+noticia+mas+o+planeta+continua+esperando.html >>

À passos lentos, mais melhor do que nada. =D

domingo, 12 de dezembro de 2010

Charges do dia.




CUIDEMOS DO QUE É NOSSO! ATENÇÃO.

"Ecocídio"

 HUMANOS? ACHO QUE NÃO.

O que é isso? Vou explicar. "Isso" é o absurdo que um ser humano é capaz de chegar. Um verdadeiro "rio de sangue" , uma falta de respeito e compaixão pelos animais. Essas imagens são REAIS, acredite. E eu te pergunto : O que leva um ser humano a tal delito? Uma delas a burrice, a outra, a falta de caráter. Eu amo os animais, e isso é um insulto. Golfinhos mortos, mortos não, esquartejados, fico até sem palavras. Não sei o que pensa esse "tipo" de gente, não devem ter coração, ao menos...
Cuidem dos animais, tenham respeito por eles, pois eles também são seres vivos assim como nós, EU .. VOCÊ .. TODOS NÓS!

Crueldade, se eles ao menos pudessem se defender .. Mas nós podemos, podemos não .. DEVEMOS cuidar dos animais, para que imagens como essas não ocorram, imagens chocantes, cenas de plena incompaixão e falta de amor no coração. Salvem os animais, e não se tornem como esses inúteis aí na foto: que são uns tremendos covardes.

                                                                       PENSEM!